ADVISER BLOG -  Auditoria, Contabilidade e Consultoria

A sua gestão é capaz de manter a empresa competitiva no mercado, de gerar valor aos sócios e atrair investidores? Uma empresa, regularmente, procura performar sua eficiência na utilização de recursos, evitar gastos desnecessários e a melhorar continuamente seus processos de produção, atendimento, ou outro fator que possa tornar produtos e serviços mais desejáveis.

 

Indicadores utilizados por sócios e investidores

Agora, quando pensamos em entregar os resultados periódicos aos sócios e investidores, surge a questão, como esses números serão avaliados? Quais indicadores serão utilizados e analisados? A seguir iremos relacionar 3 naturezas de indicadores que sócios e possíveis investidores apreciam analisar.

 

KPI

1 – Indicadores de Lucratividade

ROE (lucro líquido / patrimônio líquido)

Um dos indicadores mais importantes, pois ele informa o retorno sob o patrimônio líquido, ou seja, o indicador informa a taxa que a empresa está remunerando o capital dos acionistas. Quanto maior o ROE, maior a geração de lucro por Equity investido na empresa.

 

ROIC (lucro líquido / (capital próprio + capital de terceiros)

Esse indicador serve para medir o retorno financeiro sobre o total do capital investido. Assim esse indicador apresenta quanto dinheiro a empresa gera, em termos percentuais, para cada real investido.

 

Margem EBITDA (EBITDA/Receita)

É responsável por medir a relação entre o EBITDA e a receita líquida da empresa. Quanto maior o valor do indicador, maior a lucratividade da operação da empresa.

 

2 – Indicadores de Endividamento

Dívida líquida sobre EBITDA (Dívida líquida / EBITDA)

Esse indicador tem como função analisar a capacidade de uma empresa honrar seu endividamento frente a sua geração de caixa. Pode ser entendido como o tempo que a empresa levaria para pagar sua dívida líquida através do EBITDA.

 

Liquidez corrente (Ativo circulante / Passivo circulante)

Utilizado para medir a capacidade de uma empresa possui a curto prazo de arcar com todas suas dívidas.

 

Dívida bruta sobre o Patrimônio líquido

Mede a relação de estrutura entre equity e dívida da empresa. Quanto mais alto o valor do índice, maior será a parte do capital da empresa estruturado em dívidas. Um resultado acima de 1 significa que a empresa está devendo mais que o seu valor patrimonial e poderá ter problemas financeiros.

 

3 – Indicadores de Crescimento e Preço da ação

CAGR Receita líquida, EBITDA e Lucro líquido (valor final sobre o valor inicial elevado a 1 sobre o período de tempo analisado)

O CAGR sigla para Compound Annual Growth Rate demonstra a taxa de crescimento anual composta de um assunto analisado. No caso da receita líquida, EBITDA e lucro líquido, é natural buscar o maior valor possível do seu CAGR.

 

Capex sobre Depreciação e amortização

Esse indicador informa a relação entre a quantidade de recursos financeiros alocados para a compra de bens de capital da empresa e a soma de sua depreciação e amortização. Se for maior que 1, significa que a empresa está investindo de fato para crescer, do contrário seu investimento está sendo a uma taxa inferior a taxa de depreciação e amortização e pode futuramente gerar problemas com a produção, competitividade no mercado ou até a necessidade de investimentos pesados em bens.

 

P/L (Preço da ação / lucro por ação)

Esse indicador informa quantos anos o investidor reaveria seu capital caso a empresa distribuísse 100% do seu lucro aos acionistas e se o lucro líquido se mantivesse. Nesse caso uma empresa com P/L muito alto pode ser pouco atrativo para investidores.

Como exemplo, quando afirmamos que a empresa tem o P/L de 20, isso significa que o valor investido hoje apenas será recuperado pelo investidor em 20 anos.

 

P/PV (preço da ação / (Patrimônio líquido / Nº de ações))

Como ao dividir o patrimônio líquido pelo número de ações resultará no valor patrimonial da ação, ao comparar como o preço da ação a mercado, temos a indicação que se o resultado for igual a 1, significa que o preço a mercado da ação está sendo negociado ao seu valor patrimonial.

 

EV/EBIT (preço da ação x nº de ações + dívida líquida) / EBIT

EV é a sigla para Entreprise Value, nesse caso seria o valor de mercado da empresa somado a sua dívida líquida sobre o seu EBIT (resultado antes das receitas e despesas financeiras e dos impostos sobre o lucro). Aos olhos dos investidores, quanto menor for a relação de EV/EBIT melhor será, pois significa que a empresa está subavaliada em relação aos recursos gerados por ela.

 

Peg Ratio ((P/L) / CAGR do lucro))

Forma de verificar o quanto do crescimento dos lucros da empresa justifica o P/L da ação. Tem como objetivo criar a razão entre o preço da ação, o lucro e o crescimento da empresa. Dessa forma, quanto menor o resultado melhor, pois tão importante quanto analisar o tempo de retorno através do P/L é analisar a força que a taxa de crescimento do lucro tem para reduzir esse tempo.

Conclusão

É evidente que além desses indicadores, principalmente no caso de um investidor, também será analisado o crescimento do Market share da empresa, bem como o crescimento do segmento em que está inserida e o crescimento da economia onde atua.

Porém, tão relevante quanto a análise dos indicadores, é a segurança que os números analisados estejam corretos, pois de outro modo, nenhum indicador terá a fidedignidade necessária para ser levado a sério.

 

Grande parte dos números são retirados das informações contábeis oriundos das demonstrações financeiras da empresa, dessa forma, faz necessário destacar a importância da contratação de serviços de auditoria para, além de garantir a segurança das informações contra erros e fraudes, também levar aos sócios e investidores a transparência da gestão em garantir que os números entregues foram analisados por especialistas independentes.

 

Caso tenha interesse em aumentar a segurança de suas demonstrações financeiras, entre em contato conosco. A Adviser atua há mais de 25 anos na área de auditoria e temos a satisfação de atende-lo através de nossos especialistas.

 


Sobre o autor

TIAGO S. XAVIER é sócio da Adviser, com experiência de 15 anos em auditoria, formado em Ciências Contábeis com MBA em Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós-graduação.

Outras Notícias