ADVISER BLOG -  Auditoria, Contabilidade e Consultoria

Você conhece o valor de sua empresa?
Caso sua resposta seja não, convido você a entender os motivos e as vantagens do Valuation.

 

Avaliar o seu negócio periodicamente é muito importante, mesmo que não haja a intenção de venda, pois lhe proporciona a visão do que existe no momento e também oferece novas perspectivas do futuro.

 

Se a intenção é a venda da empresa, calcular seu Valuation é o melhor caminho para obter uma base para negociar com os investidores interessados.

 

Por outro lado, se o objetivo for a aquisição de uma empresa, o Valuation também será primordial, uma vez que através da sua apuração é que será possível chegar no valor justo de compra.

 

O que é Valuation e suas vantagens?

 Valuation é o cálculo do valor justo de uma empresa, apurado através de premissas de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Todavia, tem como elemento a subjetividade inerente ao julgamento da definição das premissas e fontes de dados. Dessa forma, a segurança e a confiabilidade do resultado final depende do entendimento do mercado sobre a metodologia adotada.

 

Entender a construção do valor justo de sua empresa permite conhecer melhor os aspectos que a valorizam e os que a fazem perder valor. Com isso, é possível planejar melhorias e reduzir as deficiências ao longo do tempo, como por exemplo o custo da estrutura de capital.

 

Outra vantagem é que, ter conhecimento do valor a ser investido e o valor da sua empresa, proporciona a segurança de negociar a participação societária do investidor de forma mais justa.

 

Os principais motivos para avaliar sua empresa

 

1) Buscar investidores e investimentos
Qual o valor da empresa e por quanto vender ou comprar uma participação? Essas perguntas são respondidas através de um Valuation. Uma vez identificada a empresa ou investidores é necessário saber quanto vale a empresa e dessa forma avaliar o valor de cada cota.

 

2) Acelerar Processo de Compra ou Venda
Ter o Valuation da empresa agiliza o processo de negociação de compra ou venda, uma vez que já terá o valor justo para iniciar uma negociação.

 

3) Processo de retirada de Sócio
O Valuation da empresa é importante para fins da saída de um sócio. Para determinar o valor da participação do sócio retirante é necessário definir o valor da empresa.

 

Como fazer o Valuation de uma empresa?

A análise financeira e econômica de uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma perspectiva do planejamento estratégico e atributos técnicos, mas os resultados podem ser variáveis, uma vez que não há uma forma definitiva e única de cálculo. O Valuation de uma empresa pode ser feito de três formas:

 

– Pela Renda (Fluxo de Caixa Descontado)

– Pelo Mercado (Múltiplos ou Cotação)

– Pelos Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil).

 

Nós da Adviser, atuamos há 25 anos no mercado e contamos com uma equipe especializada no processo de M&A, estando à disposição para assessorá-lo a entender qual o melhor método de Valuation a ser aplicado e acompanhá-lo ao longo de todo o processo desde a capitação de investidores ou vendedores até a conclusão, no closing.

 

 

SOBRE O AUTOR

TIAGO S. XAVIER é sócio da Adviser, com experiência de 15 anos em auditoria, formado em Ciências Contábeis com MBA em Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós-graduação.

Outras Notícias