ADVISER BLOG -  Auditoria, Contabilidade e Consultoria

[:pb]

“Conhece-te a ti mesmo …”

Sócrates, o filósofo. Século 5 a.C.

 

Esta frase dita há milênios, pode ter diversas interpretações, segundo Rebeca Fuks: “pode servir desde uma espécie de aviso (no sentido de ter cautela e conhecer os seus próprios limites) como também pode sugerir um simples convite para se conhecer mais a fim de lidar melhor com aqueles que estão à sua volta”.

Aqui queremos abordá-la sob o ponto de vista dos cuidados corporativos que toda organização deve ter para uma caminhada de sucesso.

 

Não é incomum nos depararmos com empresas cujos administradores não conhecem o suficiente sobre a gestão eficaz de sua operação. Parece óbvio, mas não é, que os gestores das empresas devam ter visão clara sobre suas receitas, custos, despesas e margens operacionais, custos financeiros e de seus investimentos e correspondente retorno, para a empresa e para o acionista.

 

Algumas empresas ou mesmo grupos econômicos não possuem ou simplesmente não acompanham os indicadores de seus fundamentos econômicos como farol para suas decisões de investimento e controle.

 

As empresas, como se sabe, tem ciclos de vida, em que muitos fatores influenciam e demarcam cada estágio de sua trajetória.

 

Como assessores em projetos de fusões e aquisições (M&A), vemos muitos negócios perderem valor e parcela substancial de dinheiro “ficar sobre a mesa” por falta deste acompanhamento mais próximo na gestão das operações. Este tipo de perda, que não se recupera após a venda de um negócio drena, por vezes, anos de esforços de fundadores e herdeiros que tem a justa expectativa de colher os frutos de seu trabalho e dedicação.

 

As empresas, familiares ou profissionais, buscam a excelência em gestão, algumas de forma empírica outras de maneira científica, contudo vemos em boa parcela das organizações o descuido com o planejamento no sentido natural deste que, em uma forma simples, pode ser entendido como prever e prover.

 

Para se planejar de forma consistente é preciso fazer gestão próxima, austera e com regularidade. Itens como contabilidade, apuração de custos e margens, indicadores chaves do negócio, devem fazer parte do dia a dia das corporações.

 

Para ilustrar isso queremos narrar uma história:

 

Em determinada empresa que buscava uma operação de venda, um dos interessados foi convidado a conhecer as instalações. Na visita, com entusiasmo, o fundador apresentava as “joias da coroa”, mostrou a produção, os estoques, a expedição, os cuidados com a qualidade, o departamento de engenharia, suas inovações e quão bem aceitos eram seus produtos e o nível de seus clientes. O possível comprador, com olhar atento a tudo, observava com o cuidado daquele que quer fazer uma compra cirúrgica, assertiva. Ao final da visita, o fundador convidou seu visitante para continuar a conversa no escritório e logo em seguida este pediu, posso ver seus dados financeiros e contábeis? O fundador ficou intrigado, o que ele esperava ver que afinal de contas não já tenho sido mostrado ainda?

 

Ao receber o simples balancete de verificação, qual a surpresa do fundador com as perguntas do potencial comprador, pois ali não se “encontrava” a empresa que acabará de ser visitada. Ficaram sem respostas diversos questionamentos de onde estavam os ativos e a pujança da operação mostrada, como podiam valer tanto se não refletiam os indicadores de uma empresa saudável.

 

Edward Deming, o notável estatístico e consultor americano, afirmou “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” e, portanto, não pode ser melhorado, ao que também acrescentou “acredito em Deus, todos os outros devem apresentar dados e fatos”.

 

Tenha seu negócio nas mãos, conheça-o profundamente e o faça brilhar ainda mais. Por isso, conheça o serviço de Fusões e Aquisições (M&A) sob medida e de escopo completo (full service) da Adviser. Com uma equipe de especialistas, apoiamos e implementamos as transações corporativas, com elevado comprometimento e capacidade técnica.

 


Sobre o autor

PAULO CHAGAS é CEO da Adviser e sócio líder da área de Auditoria. Atua no mercado de auditoria e consultoria há mais de 25 anos. É auditor certificado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários e membro do IBRACON Instituto dos Auditores Independentes do Brasil[:]

Outras Notícias