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[:pb]Com o atual cenário que vivemos, algumas perguntas pairam nos pensamentos dos gestores, como:

 

  • Quão confiáveis são os números reportados para tomada de decisões?
  • Os cargos-chave da empresa estão ocupados por profissionais adequados?
  • As normas e processos são cumpridas pelas áreas?
  • Existe algum risco de fraude ou erro que possa gerar perdas financeiras?
  • Alguma possibilidade de comprometer a imagem da marca na sociedade devido ao descumprimento das leis ambientais, fiscais e trabalhistas?
  • O que pode ser feito para ter acesso a empréstimos a juros mais baixos?

 

Você pode estar pensando qual a relação entre os seus receios como gestor e o serviço de auditoria. A resposta é que há uma total relação. A necessidade de contratar uma auditoria externa (auditoria independente) nasce da palavra de ordem de qualquer negócio: confiança.

Seja qualquer uma das perguntas mencionadas, sim, a contratação de uma auditoria externa pode ser a solução.

 

Por que contratar serviços de auditoria?

1) Para quem busca capital, seja através de bancos ou investidores, é importante ter o conhecimento de que nenhuma instituição financeira ou investidor aplicará dinheiro em uma empresa que não apresenta informações financeiras e contábeis confiáveis. A auditoria externa tem o papel de analisar essas informações e emitir uma opinião sobre a sua confiabilidade.

 

2) Uma auditoria externa pode ajudar o gestor a entender quais são os principais fatores de risco do seu negócio do ponto de vista operacional, contábil, fiscal e financeiro, e atestar as informações, para que a gestão tenha subsídios mais seguros para a tomada de decisão.

 

3) As fragilidades nos controles internos atreladas ao descontrole contábil e financeiro são alguns dos principais motivos que levam as empresas a encerrar suas operações ou amargar uma grande perda financeira. A auditoria externa auxilia o gestor a superar esses obstáculos, além de oferecer mais confiança e segurança às informações que ele presta ao Fisco, criando as bases para a empresa sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

 

4) Caso a intenção seja ampliar os negócios da empresa, é primordial se preparar o quanto antes para suprir as necessidades futuras. A auditoria externa ajuda a preparar a sua empresa para o futuro, fortalecendo o seu negócio no processo de governança corporativa trazendo segurança, transparência e compliance.

 

5) Para os stakeholders, uma empresa auditada demonstra os seus resultados com um elevado nível de informação e confiança, deixando clara sua participação no desenvolvimento do mercado, tornando-se muito mais conceituada e com maior credibilidade.

 

Quando realizar uma auditoria?

As melhores práticas de mercado, orientam que a auditoria seja realizada periodicamente, em intervalos de tempo predefinidos, pelo menos anualmente, para que possa fortalecer a prevenção de erros e evitar que a situação se torne insustentável.

 

É recomendável, com a finalidade de apoio à gestão, que a auditoria seja feita em períodos semestrais. Dessa forma, é válido que ela faça parte da rotina contábil da empresa e possa acompanhar todas as práticas e ações realizadas.

Passar pelo crivo de uma auditoria é uma oportunidade para a empresa conhecer melhor a qualidade de seus controles internos, promover a governança e estar mais aberta a investidores e recursos externos.

 

>> Para garantir maior transparência e confiabilidade das demonstrações financeiras, conheça os serviços de auditoria Adviser.

 

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SOBRE O AUTOR

TIAGO S. XAVIER é sócio da Adviser, com experiência de 15 anos em auditoria, formado em Ciências Contábeis com MBA em Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós-graduação.[:]

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